quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ontem fiz anos


35 anos!

Todos os anos penso da mesma forma, cometo os mesmos erros, arrependo-me das mesmas coisas…

Começo a pensar que a cor do meu cabelo, de facto, condiciona a minha capacidade mental (a que ainda me resta e parece tentada a desaparecer!)

Todos os anos, penso em fazer uma festa, depois, conforme o dia se aproxima, vou perdendo forças, a inércia ganha ao entusiasmo e a ideia de festa não passa disso mesmo, duma simples ideia, que todos os dias 9 de Maio decido concretizar no dia 8 do ano seguinte… foi exactamente o que aconteceu este ano, no ano passado e nos anteriores…

Quando se começa a aproximar o dia, já despojada da ideia de festa, começo a considerar tirar o dia de folga… o que também não acontece nunca.

Vai o dia a meio e eu decido que, pelo menos, vou sair mais cedo… que raio, afinal é o meu dia de anos…. mas não, acabo por sair à mesma hora de sempre.

Já por duas ou três vezes que decidi que não precisava de bolo de anos. Não encomendo, não se cantam os parabéns porque eu não preciso de nada disso… mas a verdade é que dia de anos que é dia de anos deve ter bolo e velas e cantoria….e eu, que optei por dispensá-los, acabo por me entristecer com a falta deles…

A inevitável ideia de velhice que insiste em assombrar-me em todos os meus aniversários, este ano superou-se… 35 anos!!! Já não posso dizer que tenho trinta e poucos, pois na verdade todos os minutos me aproximam dos 40, e deixam os 30 a acenar-me em tom de despedida….

E é assim, a festa que não tive, a folga que não gozei, o bolo que não comi, as velas que não apaguei e os parabéns que não me cantaram, aliado ao facto do espelho lá de casa começar a irritar-me … tudo me levou a passar o meu dia de anos (o único no ano que me é destinado e durante o qual a minha Família e Amigos se esforça por me mimar), de forma enfadonha… logo eu que costumo ser tão alegre!

E de quem é a culpa?!!!! Minha, está claro!

Todos os anos penso: Nunca mais faço isto porque o dia de anos é muito importante, é sinal que estamos vivos, e a vida deve ser celebrada com entusiasmo e gratidão…

Pronto, está decidido, para o ano é que é!!!


1 comentário: